terça-feira, 14 de abril de 2009
“A pressão” - Êxodo 18: 13 a 16
“A pressão” faz parte do homem de negócios, pois é ele que traz a direção e acima de tudo o sustento para seu empreendimento e isto ele deve fazer dia após dia, todos os meses, sempre. O funcionário cumpre sua obrigação mas no final vai procurar o homem de negócios para lhe pagar o que deve.
Sempre haverá pressão, boa ou má ela sempre estará presente seja para cumprir as obrigações quando não se atinge o resultado necessário ou quando se deve fazer seu negócio crescer e é necessário investir o seu caixa.
E isto é obvio, você já ouviu mas ainda não operacionalizou isto em sua vida. È este sentimento “a pressão” que nós faz crescer e você deve conviver com ela, agora o segredo é como administra-la.
Na bíblia acho que o maior exemplo de pressão foi de Moisés, fico imaginando sua obrigação com todo aquele povo acostumado com sua rotina no Egito, regras, horários, comida pronta etc, derrepente os leva até o deserto onde não existe nada.
Tudo o que eles estavam acostumados (a sociedade egípcia era muito desenvolvida em diversos aspectos, temos provas disso até hoje) desaparece, e eles esperavam algo parecido com o que tinham e quem deveria suprir era Moisés (óbvio guiado por Deus) mas a responsabilidade “a pressão” estava sobre ele.
Poderia discorrer e praticamente escrever um livro sobre as características de Moisés que o transformou nesta rocha, capaz de suportar o que suportou mas vamos ficar em apenas três e se quiserem mais podem comentar que continuamos o assunto.
E elas são:
1)Não demonstrou fraqueza para quem o seguia. É simples, para de reclamar para seus subordinados que seu negócio está ruim ou sei lá que está acontecendo, quer abrir o coração seja Moisés ore e somente demonstre fraqueza no altar do Senhor. Por isso o povo o seguiu e ele cumpriu seu objetivo e é assim que você terá pessoas que te ajudara a vencer toda e qualquer pressão.
2)Estava aberto novas maneiras de trabalho. Jetro seu sogro trouxe no capitulo 18 de Êxodo uma ótima solução para aliviar sua pressão. E você pode mais e mais estudar o seu negócio (livros, internet, consultores etc) para encontrar novas soluções. Entenda que ninguém sabe tudo, sempre existe um local onde retiraremos grandes lições e tenha certeza, isto é providência de Deus.
3)Formou discípulos e acima de tudo confiou neles. Este é o pulo do gato na gíria, após o conselho de Jetro ele formou equipes com lideres e confiou neles. Se você formou confie nele! Delegue as tarefas e diminua "a pressão".
Querido enquanto caminhar aqui na terra "a pressão" é parte de nossas vidas, encare ela de maneira diferente e seja abençoado! Continuaremos este assunto depois.
Bispo Marcos Prado
Renascer Regional Sorocaba
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Dica: Filme - A Virada
O que dizer deste filme? Um filme simples! Porém com um assunto importante para qualquer homem de negócios. Também gastaram US$ 20.000,00 para fazê-lo e o objetivo era a evangelização local de uma igreja, mas tomou um volume tão grande e causou tanto interesse que hoje está aí a disposição de todos. Somente Deus para agir desta maneira.
A Virada mostra dois temas importantes e que deve ser implantado em nossas vidas empresariais. O primeiro é a integridade empresarial, até onde podemos ir como homens de negócios para ter lucro e o segundo é entender que nossa empresa é de Cristo que com certeza ele quer prosperar.
Poderia dar mais dicas porém o roteiro é tão simples e direto que estragaria o prazer de assistir o filme. Então o conselho é: assista e seja edificado!
quinta-feira, 19 de março de 2009
A bíblia na gaveta!
Sempre gostei de ler, e ganhar aquela bíblia me deixou muito alegre. Lembro-me de que antes da minha decisão por Cristo ganhava folhetos de evangelismo nas ruas e não lia, mas também não jogava fora (sempre tive respeito pela bíblia). Tinha uma gaveta em casa onde jogava todos. Depois de ler o versículo no cartão, voltei para casa com a bíblia e fui direto à gaveta onde estavam todos aqueles folhetos e foi incrível como minha visão naquele momento foi aberta, quantas promessas estavam ali guardadas há muito tempo e nunca fui capaz de prestar atenção, promessas de cura, transformação, amor, nova vida etc, tudo ali na gaveta!
Tudo tão próximo, mas tão distante. Quantas situações passei e sofri e não tinha ninguém do meu lado para trazer uma palavra que tanto eu precisava. Mas eu sempre a tive, porém, enfiada na gaveta!
Creio que esta é a grande estratégia de satánas nos dias de hoje. Tudo tão moderno, celular, ipod, notebook, smartphone, é tudo eletrônico e móvel, temos também o rádio e a televisão que enchem nossos ouvidos, mas é tudo muito rápido e feito para não meditar, afinal não podemos perder tempo recebemos tudo e enfiamos na gaveta.
O que temos que denunciar é que tudo isto não pode substituir o momento de pegar a bíblia na mão e ler.
Tudo tão próximo, temos a bíblia nas mãos, mas não a usamos, tudo tão distante. Subo no altar para ministrar e a quantidade de pessoas que enxergo sem a bíblia nas mãos é enorme. E o pior é que a maioria são pessoas que caminham há muito tempo com Cristo, estão iguais a mim no passado, tem respeito mas enfia a palavra na gaveta. Não a usam.
Adoro tecnologia, mas cheguei a conclusão de que o livro preto de capa preta chamado bíblia é o melhor caminho para se chegar a Deus e suas verdades, por mais que a internet e tudo quanto é conexão rápida que exista hoje tente agilizar nossas vidas, nada substitui o parar um pouco e meditar na palavra como descobri no cartão que ganhei a mais ou menos 18 anos atras.
Hoje a bíblia não está na minha gaveta e sim nas minhas mãos. Você que lê este artigo hoje tire a bíblia da gaveta e comece a usa-la! Leia e medite.
Deus Abençoe,
Bispo Marcos Prado
Renascer Regional Sorocaba
terça-feira, 17 de março de 2009
Dica: A Bíblia do Executivo.
Para quem quer liderar de acordo com os princípios eternos do Livro dos livros. A busca de sucesso profissional é um dos grandes anseios do mundo contemporâneo. Centenas de obras são lançadas todos os anos para auxiliar executivos a desenvolver aptidão como líder. A Bíblia Sagrada - o livro mais vendido em todo o mundo - também apresenta princípios essenciais para aqueles que buscam destacar-se em sua área de atuação.
- Ao contrário da profusão de páginas repletas de métodos e teorias, as lições bíblicas foram testadas e vivenciadas por personagens cuja trajetória é permanente fonte de inspiração. Especialmente preparada para líderes de quaisquer áreas, a Bíblia do executivo despertará ainda mais em você o prazer de inspirar e conduzir pessoas segundo o estilo de liderança baseado na Palavra dinâmica e eterna de Deus.
Relevante e atual, a Bíblia do executivo também inclui: - Introdução aos livros ressaltando conceitos-chave de liderança em cada livro bíblico
- Sistema de estudo bíblico em 52 semanas tratando de princípios-chave de liderança
- Janelas de estudo que reforçam a compreensão da liderança bíblica ao longo do texto
- Perfis de caráter que mostram como os atributos pessoais e a tomada de decisões dos líderes na Bíblia influenciaram sua eficiência
- Índice de assuntos que conduz aos textos bíblicos mais relevantes de acordo com as preocupações do líder
- Concordância NVI para facilitar e tornar mais ágil a pesquisa de referências bíblicas.